14/12/2017

Animais sentem cócegas?

Por Felipe Branco Cruz
Publicado originalmente na revista Mundo Estranho

Sim, especialmente gorilas e orangotangos. Orangotangos, aliás, dão sonoras gargalhadas. Outros animais demonstram prazer com os carinhos, mas não riem. “Alguns pássaros arrepiam as penas. Os mamíferos arrepiam os pelos ou fazem expressões faciais”, explica Leonardo Bôscoli Lara, professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais.Cócegas são um mecanismo de interação social, envolvido na criação da intimidade. “Você não consegue fazer cócegas em si mesmo e, para senti-las, é preciso que uma pessoa de sua confiança as faça”, diz Lara. Há também o tipo de cócegas que age como defesa. “Se uma mosca anda sobre seu corpo, você sente e a expulsa. Isso são cócegas”, exemplifica. Por isso, regiões com mais terminações nervosas, como a sola do pé e as axilas, são as mais suscetíveis. Cócega no suvaco indica que o coração está mais vulnerável a um ataque (de lança, por exemplo) e que você precisa fechar os braços para evitá-lo. Sim, meu amigo: rir salva vidas!

animaiscocegas

O KING KONG riu…

Em zoológicos, tratadores de animais costumam fazer cócegas nos pés de orangotangos e gorilas, quando eles colocam as pernas para fora da grade. “Eles gostam. Depois de um tempo, retiram os pés com um movimento brusco”, explica Leonardo Bôscoli Lara. “Nenhum tratador vai fazer cócegas debaixo do braço ou nas costelas do macaco, pois corre o risco de levar uma patada”

…E O MICKEY TAMBÉM

Ratos dão risada. Pelo menos foi o que o psicobiólogo e neurocientista Jaak Panksepp concluiu em uma pesquisa. Ele fez cócegas nas cobaias e registrou os ruídos com um gravador ultrassônico, ou seja, que capta sons imperceptíveis aos humanos. Os roedores fizeram barulhinhos que podem ser interpretados como risos

O que você achou dessa notícia? Comente