14/12/2017

Black Sabbath pode ter plagiado música de Vanusa

A maioria das pessoas atualmente só se lembra de Vanusa por sua desastrada interpretação do Hino Nacional. O fato é que uma audição mais atenta à sua discografia, iremos encontrar verdadeiras pérolas musicais.

O site Plus55.com noticiou recentemente uma incrível semelhança entre a música “What To Do”, de Vanusa, e “Sabbath Bloody Sabbath”, do Black Sabbath. A reportagem afirma que não é preciso conhecer muito de música para perceber a incrível semelhança entre as duas faixas. Ouvida pelo site, a cantora disse que não vai processar a banda.

“Sabbath Bloody Sabbath” foi lançada em dezembro de 1973, porém a música de Vanusa foi lançada quatro meses antes, o que levantou a suspeita de plágio. Você pode até acreditar que o Sabbath não iria copiar Vanusa. Mas imagine o contrário. Se fosse a música de Vanusa lançada depois, você não duvidaria que ela copiou a banda inglesa?

O caso é curioso porque Vanusa nunca foi conhecida fora do Brasil. Não duvide, no entanto, de um provável caso de plágio do Sabbath. Já existem na história da música diversos casos de plágios de bandas famosas.

A maioria das músicas de Led Zeppelin, por exemplo, são apontadas como fraudes ou cópias. No Brasil, Rod Stewart, por exemplo, assumiu que plagiou o refrão de “Taj Mahal”, de Jor Ben Jor, na faixa “Da Ya Think I’m Sexy?” quando veio passar um carnaval no país na década de 70.

Portanto, não duvide que o álbum de Vanusa tenha chegado às mãos de Tommy Iommi e Ozzy Osbourne na longíqua Birmingham, na Inglaterra.

A versão de Vanusa:

A versão de Black Sabbath:

O que você achou dessa notícia? Comente