18/08/2017

Festival internacional toma as ruas do Brasil, México e Uruguai

Três países e diversas cidades ocupadas por arte de rua. Este é o Tomada Urbana Ato VIII que começou suas ações de ocupação artísticas nesta terça-feira (15), em Barra Mansa (RJ) e termina dia 4 de dezembro, no Uruguai.

12308620_987181778009233_593005997116644777_nTomada Urbana é um festival internacional de artes cênicas, que também promove ações de performances, música e artes visuais, em espaços urbanos e não convencionais, além de oficinas artísticas e intercâmbio.

Entre as cidades ocupadas estão Volta Redonda (RJ), Resende(RJ), Itatiaia (Penedo/RJ), Montevideo (Uruguai) e, no México, Pachuca Desoto e Zimapan (cidades do estado de Hidalgo) e Xalapa (capital do Estado de Vera Cruz).

O festival é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com os grupos do México, Pulpo e Foro Escénico e Okos Teatro, além do Coletivo Tomada Urbana Uruguai.

As atividades são desenvolvidas nos eixos de Formação, Produção, Difusão e Convivência por meio de oficinas, apresentações de distintas linguagens artísticas, principalmente em territórios desprovidos de equipamentos culturais sistematizados.

“Realizar a Tomada Urbana em diversos territórios do planeta amplia a formação de uma plateia consciente e crítica em relação à ocupação da silhueta urbana. O mundo é visto sem fronteiras como um lugar possível, consolidado a arte como linguagem transmutadora dos limites geopolíticos. A Tomada Urbana passou a entender o mundo como um lugar só, refletindo sobre a atuação dos latinos no mundo. Por isso propaga os valores da cidadania, o exercício dos direitos e da diversidade cultural, com o objetivo de fortalecer uma rede horizontal de organizações em todo o mundo voltada para a produção e difusão do saber artístico, social e humano.”

Para mais informações, visite o site do grupo.

O que você achou dessa notícia? Comente