18/10/2017

Fim do mistério? Sete teorias que persistem com o título ‘Os Últimos Jedi’

Por Felipe Branco Cruz
Publicado originalmente no UOL em 17/02/2017

Depois de quase um mês de suspense, a Disney anunciou o título em português do oitavo filme da franquia “Star Wars”, que estreia em 15 de dezembro. Ele se chamará “Os Últimos Jedi” (assim mesmo no plural). A dica de que se trata de vários jedi ajuda a entender um pouco mais a trama, mas ainda mantém no ar várias dúvidas.

No início do ano, quando foi divulgado o título em inglês, surgiram várias teorias a respeito dele, já que o artigo “the” vale no plural, no masculino e no feminino. Já o plural de jedi é jedi mesmo.

ALERTA DE SPOILER: Não continue a ler a partir daqui se não quiser saber partes importantes de “Star Wars: O Despertar da Força”.

Agora, sabemos que haverá mais de um cavaleiro ou cavaleira jedi, mas algumas dúvidas persistem. Será que Rey e Luke Skywalker serão os últimos jedi? Será que eles viajarão pela galáxia em busca de novos cavaleiros – estes sim – os últimos jedi? As respostas mesmo, só em dezembro.

Fim do mistério? Ou não

Luke Skywalker não é o último jedi

De fato Luke Skywalker era o último jedi conhecido. Em “O Retorno de Jedi” (1983), fomos levados a crer que só havia sobrado ele mesmo. Em “O Despertar da Força” (2015), o personagem de Mark Hamill se isolou, após ter falhado no treinamento jedi de seu sobrinho, o vilão Kylo Ren. A jovem Rey descobre o seu paradeiro e vai ao seu encontro. Seriam eles dois os tais jedi do título?

Rey é a última jedi?

Antes da divulgação do título em português, muitas teorias apontavam Rey como “a última jedi”. Agora sabemos que não é bem assim. Aliás, não sabemos nem se Rey é, de fato, uma jedi, embora ela possua a força dentro de si. A personagem só vai virar uma jedi se for treinada por Luke, mas isso só descobriremos no final do ano.

Kylo Ren: sith ou jedi?

Sabemos que Kylo Ren recebeu treinamento jedi de seu tio, Luke Skylwalker. O guerreiro, no entanto, assim como seu avô Darth Vader, foi para o lado negro da força. Kylo se transformou em um sith? Kylo pode voltar a ser um jedi? Com este novo título, a dúvida permanece.

Os títulos dos dois filmes se completam

Se juntarmos os dois títulos: “The Force Awakens The Last Jedi” teríamos como tradução “A Força Desperta o Último Jedi”. Neste caso, a suspeita era a de que Rey seria a última jedi e teria a força dentro dela, que seria despertada por Luke. Ou não. A força pode despertar uma nova tropa de jedi, agora que sabemos que são mais de um, ou, quem sabe, veremos surgir um novo conselho jedi, com escolas de Padawan.

Princesa Leia Jedi?

Que a princesa Leia tem a força dentro de si, já sabemos desde o primeiro filme. Filha de Darth Vader e irmã de Luke Skywalker, os fãs aguardam o dia em que ela também se tornaria uma jedi. Após a morte da atriz Carrie Fisher em dezembro de 2016, os rumores de que a Disney poderia homenageá-la transformando-a em uma jedi aumentaram. Será?

Líder supremo Snoke é um Jedi?

Ainda não sabemos a origem de Snoke, o sinistro vilão que permanece nas sombras. A sua aparição em “O Despertar da Força” ainda é um mistério. Provavelmente o passado do líder supremo será revelado em “Os Últimos Jedi”. Será que ele seria um dos cavaleiros Jedi que debandou para o lado negro?

Jar Jar Binks é o último Jedi?

Não vamos deixar a teoria mais nonsense de “Star Wars” morrer. O novo título ainda deixa no ar a dúvida. Jar Jar Binks ainda pode ser um Jedi. Aceita que dói menos.

O que você achou dessa notícia? Comente