22/10/2018

Lançamento de cápsula para Marte poderá ser visto ao vivo

Depois de aterrissar na Lua, as viagens a Marte sempre foram uma obsessão para quem trabalha e/ou admira a astronomia. O que até pouco tempo só podia ser visto nos filmes de ficção e tratado como impossível, começa a ganhar contornos de realidade. E o sonho do homem pousar no planeta Vermelho começará no Kennedy Space Center Visitor Complex, nos EUA, a partir do próximo dia 4 de dezembro.

Nesta data, o centro espacial americano será palco do lançamento da cápsula Orion, considerado pela agência espacial americana o primeiro passo para viagens a Marte, o retorno do homem à Lua e a aterrissagem em asteroides. Nesta primeira experiência, a nave irá viajar a uma distância 15 vezes maior do que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) se encontra hoje.

Com duração de quatro horas, o voo-teste não tripulado da Orion irá testar os sistemas de computadores, softwares de orientação e controle, eventos de separação e o escudo térmico. No retorno à atmosfera, a cápsula chegará a velocidade de 32 mil quilômetros por hora e a temperatura de quatro mil graus. Segundo a agência espacial americana, os dados coletados serão analisados para a segurança da tripulação em futuras missões.

O público que tiver interesse pode acompanhar o lançamento direto no Kennedy Space Center Visitor Complex e participar desta experiência que pode ser um marco na história dos 50 anos dos Programas Espaciais dos Estados Unidos. Com guias especializados, o centro espacial localizado perto de Orlando, Flórida, dará o suporte necessário a todos os visitantes que desejam acompanhar a ida da Orion ao espaço.

Saiba mais no site: https://www.kennedyspacecenter.com

O que você achou dessa notícia? Comente