21/09/2018

Político dos EUA escreve carta de renúncia em Klingon

Os nerds de plantão têm uma certeza. O klingon em um futuro não muito distante será a língua dominante deste planeta. Enquanto isso não acontece, vamos colecionando fatos curiosos de pessoas que usaram a língua nas situações mais surreais possíveis.

A novidade agora foi a renúncia de um conselheiro municipal (espécie de vereador), David Waddell, da cidade americana de Indian Trail, na Carolina do Norte. Ele simplesmente escreveu sua carta de renúncia no idioma dos personagens de Star Trek.

Na carta, ele disse ao prefeito que “chaq DaHjaj QaQ jaj paj”, ou “talvez hoje seja um bom dia para renunciar”, de acordo com o tradutor do Bing – uma paráfrase de um provérbio Klingon, “Heghlu’meH QaQ jajvam”, ou “é um bom dia para morrer”.

O motivo para Waddell deixar o cargo foi sua insatisfação com os rumos do desenvolvimento da cidade. O ex-conselheiro afirmou que a ideia era mesmo fazer uma piada, mas o prefeito de Indian Trail não gostou. Para ele, a mensagem em Klingon foi “infantil e pouco profissional, uma vergonha para a cidade e para a Carolina do Norte”.

Confira abaixo a reprodução da carta:

Reprodução da carta de renúncia em Klingon
Reprodução da carta de renúncia em Klingon

O que você achou dessa notícia? Comente