14/12/2018

Qual herói da DC é o mais rápido do mundo: Flash ou Superman?

Por Felipe Branco Cruz
Publicado originalmente no UOL, em 23/11/2017

ALERTA DE SPOILER: Não continue a leitura se não quiser saber partes importantes da trama do filme “Liga da Justiça”

Dentre os tantos furos apontados pelos críticos em “Liga da Justiça”, um deles deixou os espectadores com uma pulga atrás da orelha: quem é o mais rápido: Flash ou Superman? No filme, os dois heróis disputam uma “corrida”, mas o resultado não é mostrado.

A rixa entre os dois é antiga e sempre pendeu para o lado do Flash. E não é por menos, já que Flash é considerado o homem mais rápido do mundo. Na única ocasião em que o Superman venceu, rolou uma treta que prejudicou o desempenho de Flash.

Nos quadrinhos, os dois já se enfrentaram em pelo menos nove ocasiões. Foram três empates, cinco vitórias para o Flash e apenas uma vitória para o Superman.

Relembre abaixo todas as disputas:

Corrida beneficente

Edição: “Superman #199” (1967)
Circuito: Volta ao mundo
Vencedor: Empate

Esta foi a primeira corrida organizada entre os dois heróis. Ela foi promovida pela ONU com fins beneficentes e o circuito foi a volta ao mundo. Algumas regras foram incorporadas para deixar a disputa mais justa como o fato do Superman ter que nadar no oceano e não voar sobre ele. A corrida quase não aconteceu porque um grupo de bandidos sequestrou os herois e botou impostores no lugar porque eles queriam manipular o resultado. O Superman e o Flash escaparam e decidiram terminar a corrida ao mesmo tempo empatados.

Corrida pela Via Láctea

Edição: “Flash #175” (1967)
Circuito: Via Láctea
Vencedor: Empate

Deu tão certo a disputa de velocidade entre os heróis que outra corrida foi organizada no mesmo ano. Desta vez o circuito foi a Via Láctea. No enredo, dois aliens obrigam Flash e Superman a viajaram 40 mil anos luz. O perdedor veria a sua cidade ser completamente destruída: Central City ou Metrópolis. Nenhum integrante da Liga da Justiça poderia ajudá-los porque eles estavam presos. Para respirar no vácuo, o Flash criou um campo de força que gerava oxigênio, porém nenhuma explicação foi dada para o fato do Flash “correr” no espaço sideral e o Superman voou e não correu. O resultado foi o mesmo da outra vez: empate.

Viagem intergaláctica

Edição: “World’s Finest 198-199” (1970)
Circuito: Duas galáxias
Vencedor: Flash (Barry Allen)

Seres alienígenas capazes de viajar mais rápido do que a luz querem mudar a contagem do tempo na Terra. Flash e Superman podem acabar com essa distorção do tempo correndo. Os dois heróis, no entanto, são feridos pelos vilões e têm que se arrastar até chegar a uma central de controle. Flash chega primeiro e vence a corrida.

Corrida contra o tempo

Edição: “DC Comics Presents #1-2” (1978)
Circuito: Tempo
Vencedor: Não terminam a corrida

As raças alienígenas e inimigas Zelkots e Volkirs estão em guerra. Para o mudar o rumo da história e tentar promover a paz entre eles, Flash volta no tempo com um agente dos Zelkots. Do lado dos Volkirs, o Superman é recrutado para sabotar o plano do Flash. Os dois heróis vão ter que correr de volta no tempo para ver quem chegará primeiro até o passado. No fim das contas, eles se aliam e conseguem evitar a destruição do universo formado por um paradoxo após modificações no espaço-tempo. Tecnicamente não foi uma corrida porque não teve uma linha de chegada.

Limite de velocidade

Edição: “Adventures of Superman #463” (1990)
Circuito: Planeta Terra
Vencedor: Flash (Wally West)

O Sr. Mxyzptlk volta da Quinta Dimensão e obriga os dois heróis a disputarem uma corrida cheia de obstáculos pelo planeta Terra. O Superman concorda em correr mas diz que o Flash não teria nenhuma chance. Flash, por sua vez, quer provar que é o homem mais rápido do mundo e aceita o desafio. No passado, os dois heróis conseguiam correr mais rápido que a velocidade da luz, mas neste quadrinho, a velocidade máxima que eles podem atingir é a do som. Na corrida, o Superman é enganado por Mxyzptlk e bate em um morro. Ele acha que vai atravessar um túnel mas era uma pintura na parede.

Corrida entre vários Flashes

Edição: “DC First: Flash/Superman” (2002)
Circuito: Estados Unidos
Vencedor: Flash (Jay Garrick)

Doze anos depois da última corrida, os dois heróis voltam a se enfrentar. O Superman já tinha perdido a corrida contra os os antigo Flashes, Barry Allen e Wally West. Agora é a vez de desafiar Jay Garrick. No enredo Abra Kadabra joga um feitiço de envelhecimento no atual Flash, Wally West. Entra em ação o flash Jay Garrick, o Flash original que tem que correr para salvar a vida de West. Garrick rouba um pouco da energia do Superman e por isso vence a corrida.

Mais uma vitória do Flash

Edição: “The Flash #209” (2004)
Circuito: Planeta Terra
Vencedor: Flash (Wally West)

A mulher do Flash, Linda Park está desaparecida e Wally West sai uma uma busca frenética por ela ao redor do mundo. A Liga da Justiça fica preocupada com o herói e o Superman diz que vai buscá-lo. Enquanto Flash corre pelo mundo, o Superman tenta alcançá-lo mas nunca consegue. O Homem de Aço chega a usar sua visão de calor para atrapalhar o Flash, mas não faz efeito. No final, Flash chega até o apartamento de sua mulher e diz: “Eu venci”.

A resposta definitiva

Edição: “Flash Rebirth #3” (2009)
Circuito: De Central City até Metrópolis
Vencedor: Flash (Barry Allen)

Não foi uma corrida formal, mas botou novamente Flash e Superman lado a lado. Quando Flash é infectado pelo Black Flash, ele decide correr até morrer. Superman corre atrás dele para convencê-lo a parar. Em um momento, Superman diz que já venceu uma corrida contra o Flash. O herói responde: “Aquelas corridas foram para caridade”. Essa resposta parece ter acabado com todas as dúvidas sobre quem é mais rápido.

Até que enfim o Superman ganhou uma

Edição: “Superman #709” (2011)
Circuito: Metrópolis
Vencedor: Superman

Quando Flash (Barry Allen) tem sua mente comandada por um kriptoniano, ele começa a correr ao redor de Metróplis com o objetivo de transformá-la em uma nova Kripton. Como o Flash não consegue parar, o Superman é obrigado a persegui-lo, sempre se perguntando quem é o mais rápido do mundo. No fim das contas, o homem de aço consegue capturar o Flash. Essa foi a única vez que o Super conseguiu alcançar o Flash.

 

O que você achou dessa notícia? Comente