18/08/2017

São Paulo recebe exposição de ensaio nu de Laerte Coutinho

A partir do dia 26 de novembro, São Paulo recebe pela primeira vez, na íntegra, a exposição Adágio, do fotógrafo Rafael Roncato, que traz imagens ousadas da cartunista Laerte Coutinho. Em setembro, a capital gaúcha recebeu Adágio em sua forma completa e agora os paulistas poderão conferir na Ugra – Quadrinhos & Contracultura as 10 fotos que revelam o processo de transformação de vida e trabalho de Laerte, além de imagens inéditas exclusivas.

Em Adágio, Laerte mistura seu corpo às tintas, compondo, revelando ou mascarando sua face, tornando- se personagem de sua própria obra. “Comecei a me sentir feminina ao me despir dessa roupa de homem que são os pelos do corpo. Pronunciar ‘corpo’ já é meio que tirar a roupa. Sempre quis me ver sem precisar de roupas e pelos”, afirma a cartunista.

Fotógrafo e artista se conheceram em 2012, quando Rafael Roncato começou o projeto .nankeen., série de retratos de quadrinistas brasileiros, entre eles Adão, Lourenço Mutarelli, André Dahmer e Bruno Maron. “Na época, com três cliques já havia conquistado sua atenção. Foram mais de 100 e-mails trocados, por quase um ano, até surgir a ideia de misturar o nu com as tintas, preta e branca, para o trabalho. Ela estava disposta a ser fotografada da forma que eu bem entendesse e acabou se abrindo, ficando nu na pele e na alma”, diz o fotógrafo.

Além das fotografias, os visitantes também podem conferir as ilustrações exclusivas feitas por Laerte durante o processo criativo do ensaio.

Em novembro de 2013, a revista Rolling Stone publicou em sua edição de aniversário um perfil da cartunista com algumas das imagens do ensaio. “Perturbadores em sua maioria, os retratos mostravam facetas internas de Laerte jamais exibidas anteriormente; uma daquelas felizes combinações entre fotógrafo e modelo, lente e objeto, que são mais raras do que comuns e sempre merecem ser celebradas”, conta Pablo Miyazawa, editor chefe da revista na época.

Em 2015, algumas fotos do trabalho foram expostas na 6a Mostra SP de Fotografia e, este ano, no 6o Festival de Fotografia de Tiradentes.

Serviço:
Exposição Adágio
Quando: 26 de novembro até 10 de dezembro de 2016
Local: Ugra – Quadrinhos & Contracultura, R. Augusta, 1371, loja 116 – Consolação, São Paulo/SP. Abertura: 26 de novembro, 16h.
Horário: segunda a sábado das 12h às 20h. Entrada franca.

Veja algumas fotos:

O que você achou dessa notícia? Comente