20/11/2017

Todo mundo faz ‘Selfie’, Darth Vader, Papa, Barack Obama…

Na última semana a palavra que eu mais usei foi “selfie”. Viajei com meus amigos e minha namorada e não cansamos de fazer os autorretrados – mas sem fazer oversharing. Não é a toa que “selfie” foi eleita a palavra do ano após o dicionário Oxford detectar um aumento de 17.000% no uso do verbete entre 2012 e 2013.

E quem não faz selfie? Antes do advento das lentes frontais dos smartphones, os selfies (ou autoretratos) já eram feitos por artistas. A lista não tem fim e vai desde mestres como Van Gogh, passando por artistas da cultura pop, como Mauricio de Sousa (em seus quadrinhos), e até, pasmem, George W. Bush.

Mas o fenômeno mesmo são as autofotos feitas por todo mundo por meio do celular. Sim. TODO MUNDO! O papa Francisco fez. Obama, o homem mais poderoso do mundo, fez um selfie no VELÓRIO DO MANDELA, Meryl Streep e Hillary Clinton também fizeram um selfie juntas e dentro da Casa Branca! Até o Darth Vader fez para divulgar o Instagram de “Guerra nas Estrelas”.

Para você que ainda não sacou o que é, a tradução da palavra, de acordo com Oxford, ficou definida como “fotografia tirada por uma pessoa que tem como objetivo ela mesma. O dicionário ainda dá uma dica (que vale para muita panicat por aí): “selfies ocasionais são aceitáveis, mas postar uma nova foto de você mesmo todos os dias é desnecessário”. E você, já fez seu selfie hoje?

size_590_Nelson_Mandela

102_196-alt-blog-selfie
1384883442369
Captura de Tela 2013-12-18 às 21.42.11

O que você achou dessa notícia? Comente