21/09/2018

UBM lança livro em homenagem ao meu avô

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, por meio do curso de Direito, vai lançar no próximo dia 29 de maio, terça-feira, o livro Direito, Desenvolvimento e Cidadania – Estudos em homenagem ao Professor Haroldo Carvalho Cruz, primeiro Reitor da Instituição, e a Revista Eletrônica do Curso de Direito. O evento será realizado, às 19h30, no Sesc Barra Mansa, situado na Rua Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom.

A obra foi organizada em aproximadamente cinco meses pelo professor e pela coordenadora do curso de Direito, Sidney Guerra e Marlene T. Iusten Nowak. O livro conta também com artigos dos colaboradores Adelio Damião Missagia, Cláudia Franco Corrêa, Ieda Duarte Ferreira, José Carlos Buzanello, Lier Pires Ferreira, Maria Lucia Freire Roboredo, Mariana Trotta D. Quintans, Marlene Nowak, Pablo Jiménez Serrano, Sheila Lyrio Cruz Zelma, Sidney Guerra e Zoraide Amaral de Souza.

A ideia de produzir esse livro surgiu no ano passado, quando o UBM completou 50 anos de existência e o curso de Direito 45 anos. Segundo o professor Sidney Guerra, para materializar estas datas tão importantes para a Instituição e mostrar que a investigação científica traz um grande benefício para o ensino e a extensão, o curso de Direito contemplou a publicação com os temas relativos ao Direito, Desenvolvimento e Cidadania, cujo eixo central norteia as pesquisas que são desenvolvidas pelo UBM. “Resolvemos “brindar” a comunidade acadêmica com um presente: a publicação dos estudos em homenagem ao nosso primeiro e querido Reitor – o Professor Haroldo Carvalho Cruz”, ressaltou o professor.

Sidney Guerra falou sobre a importância desse trabalho. Para ele, a publicação de um trabalho de pesquisa, e neste particular o livro, é bastante gratificante, pois é o momento em que o pesquisador divide suas convicções com outras pessoas. “Ter a oportunidade de desenvolver ações como estas no UBM com temática tão rica e instigante é motivo de alegria e orgulho para todos os professores que estiveram envolvidos com as atividades de pesquisa para a difusão de conhecimento”, revelou.

Os organizadores da obra esperam que alunos, professores, colaboradores da Instituição, bem como as autoridades da região e representantes da sociedade civil presentes no lançamento aproveitem e dividam com todos mais este momento especial junto ao UBM. “Que venham no futuro novas publicações e dias de glória”, finalizou Sidney.

Os livros serão doados para a comunidade acadêmica do UBM e distribuídos para centros de referência em pesquisa no Brasil.

HOMENAGEADO – PROFESSOR HAROLDO CARVALHO CRUZ
O Professor Haroldo Carvalho Cruz nasceu no dia 22 de março de 1924, em Barra Mansa – RJ. Filho de José Maria da Cruz e Florência de Carvalho Cruz, Haroldo cursou a Faculdade de Direito de Barra Mansa e trabalhou como bancário, comerciante, professor, contador, empresário e educador.

Foi presidente da Aciap – Associação Comercial e Agro-Pastoril de Barra Mansa, entre 1954 e 1955, do Rotary Clube Barra Mansa Sul, entre 1972 e 1973, da Sabec – Sociedade Barramansense de Ensino Superior, entre 1962 e 2004, da Sobeu – Sociedade Barramansense de Ensino, de 1962 a 2004 e do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – Reitor de 1997 a 2004.

Juntamente com outros parceiros fundou a Escola Técnica de Comércio de Barra Mansa, posteriormente Sabec – Sociedade Assistencial Barramansense de Ensino e Cultura. Criou o Corpo de Bombeiros no município de Barra Mansa como presidente da Aciap. Em companhia de outros idealizadores fundou a Cia Telephonica de Barra Mansa. Foi sócio cotista de empresas de comunicação em Barra Mansa.

Sua visão empreendedora levou-o a tornar um sonho realidade e criar em 1961, com os amigos Pedro Monteiro Chaves, Feres Osrraia Nader, Leandro Álvaro Chaves e o irmão Guilherme de Carvalho Cruz uma instituição ligada ao ensino superior, primeira na região Sul Fluminense – a SOBEU, hoje Mantenedora do Centro Universitário de Barra Mansa, por ele dirigida no exercício no cargo de Reitor no período de 1997 a 07 de junho de 2004, quando morreu.

O que você achou dessa notícia? Comente